Certidão de protesto: para que serve?

Você sabe para que serve uma Certidão de Protesto? Também denominado de “Certidão Negativa de Protesto”, esse documento é responsável por informar sobre a ausência de títulos protestados em determinado cartório. O documento pode ser apresentado tanto para pessoa física quanto jurídica. 

Quero obter uma Certidão de Protesto. Como fazer? 

Se você deseja obter uma Certidão Negativa de Protesto basta procurar um Cartório de Protesto e solicitar uma pesquisa com o seu nome (seja física ou jurídica). O tabelião será o responsável por realizar a pesquisa e, em caso de não haver títulos, emitir a Certidão Negativa. 

Entretanto, existe a possibilidade de a pessoa possuir um título protestado em outra comarca que não foi a em que se realizou a pesquisa. Isso pesquisa porque o título não é descentralizado. Dessa forma, uma das opções é realizar a emissão de uma Certidão Negativa de 10 Cartórios, que costuma compreender a todos os cartórios da cidade. Solicite aqui sua Certidão de Protesto.

Tive um título protestado. Como retirar do meu nome? 

Ao solicitar a emissão de uma Certidão Negativa, o nome da pessoa será pesquisado. O documento só será emitido em caso de não existir realmente título algum protestado. Caso contrário, será emitido uma Certidão Positiva, constando informações sobre qual dívida o credor possui. Dentre os tipos de títulos mais comuns estão as notas promissórias, duplicatas, cheques, etc. 

Se você teve um título protestado, a única saída é a de realizar o pagamento da dívida. Dessa forma, ao pagar o credor, você consegue ter acesso à retirada do título e poderá emitir o novo documento, dessa vez com atestado negativo. Após o pagamento da dívida, entretanto, é preciso esperar um período que varia, em média, em três dias úteis, a fim de que quem realizou o protesto seja notificado sobre o pagamento do título. 

Comente este artigo