Precisa de certidão para ter cidadania italiana?

Quem não deseja ter a oportunidade de morar, trabalhar e estudar em mais de um país, sem a necessidade de vistos? A dupla cidadania é uma chance que muitas pessoas encontram de realizar o sonho de sair do país de origem e de conhecer a história dos familiares. Contudo, o que muitas vezes desmotiva é a quantidade de documentos necessários para dar entrada ao processo no Consulado. 

O primeiro passo no processo de cidadania é realizar uma vasta pesquisa a fim de identificar quais familiares são os responsáveis por transmitir o sobrenome estrangeiro. A partir daí o interessado deve partir em busca das informações específicas referentes ao processo de obtenção da cidadania italiana. 

Como solicitar cidadania italiana

Uma das opções mais utilizadas pelas pessoas que querem poupar tempo é realizar a contratação de uma empresa que realize serviços de consultoria e assessoria na área. Assim, fica mais fácil reunir os documentos necessários, já que a empresa realizará o primeiro contato com o Consulado e também pode realizar a busca pelos documentos que possam estar em outro país. 

Outra alternativa utilizada pelas pessoas que querem trazer maior agilidade ao processo de nacionalidade é viajar para o país, contudo os gastos a serem realizados com a retirada de vistos e passaportes se torna bem maior do que quando realizado em território brasileiro. 

Abaixo fizemos uma lista com os principais documentos para que o interessado realize o processo de cidadania italiana. É preciso lembrar que os documentos variam de acordo com a formação da árvore genealógica de cada requerente, podendo ser excluídos a documentação de pessoas que não responsáveis por transmitir o sobrenome italiano. Confira: 

  • Certidões de Nascimento; 
  • Certidões de Casamento; 
  • Certidões de Óbito; 
  • Certidão de Naturalização, documento este referente ao italiano de origem, responsável pela transmissão do sobrenome. 

Comente este artigo