O certificado digital é como um arquivo eletrônico, utilizado como uma assinatura digital, e que possui validade jurídica, de forma a garantir maior segurança no processo que envolve transações eletrônicas em ambiente eletrônico, tanto para pessoas físicas como jurídicas. 

Assim, nos dias de hoje, a certificação digital é responsável por representar a modernidade no que tange a segurança no ambiente virtual, tendo em vista que há proteção sobre a troca de informações que ocorre nesse meio. Para tanto, é necessário que as empresas especializadas na área invistam na área, a fim de oferecer segurança, autenticidade e garantindo a integridade das informações. 

Ao saber o que é o certificado digital, conhecemos as principais diferenças a respeito do perfil presente nesse serviço, sendo eles do tipo e-CPF e e-CNPJ. A e-CNPJ funciona como um CNPJ virtual, no qual é possível realizar a emissão de nota fiscal eletrônica, transmissão de escrituração fiscal digital, dentre outras obrigações acessórias. 

Sobre o E-CPF

Já o e-CPF, assim como no e-CNPJ, funciona como um CPF virtual, utilizado para realizar declarações de renda, transações eletrônicas, ou mesmo outros documentos que façam uso da assinatura digital. Ou seja, a certificação digital funciona como uma “Carteira de Identidade”, com as informações do interessado, com a diferença que existe um prazo para a renovação.  

 Além de garantir a validade jurídica dos documentos eletrônicos, o certificado digital auxilia a retirar a burocracia que envolve os processos que exigem o reconhecimento de firma, e ajudam a economizar o tempo dos interessados. Confira abaixos algumas das utilidades do certificado digital: 

  •  Assinatura e envio documentos pela internet; 
  • Realização de transações bancárias; 
  • Envio de declarações da sua empresa; 
  • Assinatura de notas fiscais; 
  • Conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e); 
  • Manifestações do destinatário; 
  • “Login” em ambientes virtuais com segurança.