Correspondente jurídico: o que é?

Com diversos termos, o correspondente jurídico também pode ser denominado como advogado correspondente ou advogado de apoio. De maneira geral, o correspondente jurídico é aquele que realiza diligência em lugares que não necessariamente são o local de trabalho. Na maioria dos casos, o correspondente também trabalha longe da própria casa.  

O correspondente jurídico é designado para exercer as funções que muitas vezes acarretariam um alto valor para a comarca se fossem realizados pela própria equipe, inviabilizando o trabalho. Assim, o advogado corresponde recebe os honorários estabelecidos previamente com o contratante, após a realização do serviço prestado. 

Atividades realizadas por correspondente jurídico

 Dentre as atividades executadas por este profissional pode ser citadas a emissão de cópias de processos, considerado um serviço simples, até as atividades mais complexas, como a de participar de uma audiência, até os mais complexos, como participar de audiências. Deste modo, o correspondente jurídico pode prestar diversos serviços, como assessoria jurídica, através de diligências, cópias de processos, acompanhar os julgamentos, entre outras atividades. Os valores que serão cobrados por esse profissional variam de acordo com a dificuldade da atividade. 

Para ser um correspondente jurídico é necessário que, no mínimo, o profissional esteja no 7º período e já possua a carteira de estagiário da OAB, bem como a de advogados e sociedades de advogados. A carreira de correspondente jurídico é considerada de extrema importância para profissionais que estão iniciando a carreira pela oportunidade de networking que o cargo proporciona, ou seja, o correspondente jurídico estará em contato direto com outros profissionais da mesma área. 

Além disso, muitos especialistas afirmam que a carreira como correspondente jurídico proporciona o ganho de experiência. Assim, se o advogado está iniciando a carreira e deseja obter experiência na área jurídica, esta é uma grande oportunidade. Outra opção é para aqueles advogados que não sejam recém-formados, mas que querem obter uma grana extra. 

Requisitos

Dentre os pré-requisitos solicitados pela maioria das empresas que buscam um advogado de apoio está a responsabilidade, pontualidade, bem como ética e respeito. O profissional precisa, portanto, apresentar bom comportamento, ter uma boa educação, bem como boa oratória, boa dicção, a fim de que mantenha sempre a postura correta no ambiente jurídico. Esta é uma das carreiras mais procuradas pelos profissionais que desejam adquirir a experiência na área jurídica e, por isso, é muito indicada para aquelas pessoas que acabaram de iniciar na área do Direito. 

 Na maioria das vezes o profissional precisa estar em um contato anterior com a empresa de advocacia para o qual prestará serviço anteriormente. Contudo, isso não significa que ele não possa concorrer a uma vaga na área. Ter contatos desde a época da graduação é uma boa alternativa para as pessoas que desejam ingressas no meio da correspondência jurídica. 

Há inclusive alguns portais eletrônicos que permitem o cadastro de profissionais que queiram realizar o cargo de correspondente jurídico. Para participar, basta que o profissional preencha os campos solicitados, e que podem variar de acordo com cada site. Em todos os casos é exigido que o profissional seja da área do Direito, mesmo que ainda não possua o grau de bacharel. 

Comente este artigo