O que é criptomoeda?

Você sabe o que significa criptomoeda? Muito utilizada para garantir maior segurança nas transações financeiras realizadas em ambiente virtual, a criptomoeda é considerada uma moeda virtual. Assim como ocorre com as tradicionais moedas físicas, a criptomoeda possui números de série ou listras ocultas que contribuem para evitar possíveis fraudes. 

No mercado financeiro é possível encontrar uma lista de criptomoeda, que variam de acordo com as empresas que as controlam. Dentre as mais conhecidas está a bitcoin, que possui um grande número de vantagens se comparadas as demais. Dentre os benefícios da bitcoin está a descentralização com que é realizada. O que isso significa? É possível realizar a transferência de moedas digitais, sem a presença de um intermediário, ou seja, não é necessário passar por um banco ou outra instituição para que a moeda chegue ao destino desejado. 

Essas transações, por serem realizadas na Internet, podem inclusive ter como destinatários outros países. E no que a moeda pode ser utilizada? A criptomoeda surge com o objetivo de facilitar o processo que envolve compra e venda dentro da era digital. Assim, com a moeda é possível que o usuário compre qualquer serviço ou bem nos mais diversos lugares, sem precisar sair de casa (ou de sua empresa). Não há um valor máximo ou mínimo para a moeda, e a popularidade do serviço vem se propagando com o passar do tempo.  

Bitcoin: a criptomoeda mais conhecida 

Como já dissemos anteriormente, a bitcoin é uma das criptomoedas mais conhecidas, pela segurança com que é realizado o processo da moeda digital. Para a bitcoin, o usuário interessado em fazer uso precisa utilizar um programa de “mineração” digital. Assim, os “mineradores” criarão uma criptomoeda em taxa limitada e também previsível. A presença dos “mineradores” é ideal para que sejam realizados cálculos a respeito de quais transações são realizadas. 

Após o processo de gerar a criptomoeda, elas poderão ser armazenadas em uma “carteira”. Tudo dentro do ambiente digital. Para administrar os valores, basta utilizar o celular ou o computador, o que torna o processo ainda mais ágil. Outro motivo pelo qual a criptomoeda vem crescendo em popularidade é a valorização da mesma, que chega a 276% da divisa no ano, o que proporciona investimentos no setor, enquanto o mercado tradicional possui um retorno de 25%, deixando clara a diferença crescente no que se refere às práticas financeiras dentro do ambiente digital. 

Contudo, quem deseja entrar nesse mercado para investir, e não somente para a realização de compras, precisa estar atento às oscilações que ocorrem dentro do mercado. Funciona exatamente como o mercado financeiro tradicional: o valor pode ter quedas e altas diárias e, de acordo com pesquisadores da área, é importante não realizar um investimento inicial muito alto, justamente por conta das variações. Há, inclusive, corretoras que trabalham com o serviço de intermediar essas transações e investimentos, mas para que isso ocorra é necessário passar por uma série de pesquisas que avaliarão se o interessado possui ou não aplicabilidade para entrar nesse mercado.  

 

Comente este artigo