O passaporte espanhol é o documento que é utilizado pela pessoa que viaja para outros países, ou seja, é a partir do passaporte que a pessoa terá acesso ao visto que permite entrar e sair da Espanha, mas muitas pessoas inclusive utilizam o documento pela identificação com foto que o mesmo fornece.
Para tirar o passaporte espanhol, o interessado antigamente precisava entrar em contato com a Polícia Federal, a fim de realizar o pedido da documentação. Contudo, hoje já é possível realizar quase todo o trâmite por meio do portal eletrônico.
Assim, se um brasileiro deseja ter acesso ao passaporte espanhol, ele precisa juntar todos os documentos requisitados para entrar com o pedido de obtenção do passaporte. Algumas empresas de assessoria e consultoria espanhola fornecem inclusive o serviço para as pessoas que estão com o passaporte vencido e que buscam o documento atualizado para voltar ao país de origem.
É importante lembrar que ter acesso ao passaporte não significa necessariamente que a pessoa obterá a cidadania espanhola. Atualmente, a pessoa só possui a nacionalidade da Espanha quando moram e trabalham de forma legal por mais de 2 anos em terras hispânicas (pessoas brasileiras), tendo em vista que é só depois desse período de dois anos que a pessoa pode ter acesso ao processo de cidadania.
Além disso, a pessoa pode tornar-se um cidadão espanhol quando se casa com um espanhol nativo, desde que tenha residido ao menos um ano legalmente no país. Já os brasileiros possuem diversas vantagens no processo de cidadania espanhola, pois a pessoa se tornará um cidadão europeu. Contudo, é importante lembrar que os deveres também são adquiridos. Assim, a pessoa tem acesso a trabalho, moradia, e escola (muita das vezes de forma gratuita), sem a necessidade de vistos, que muitas vezes podem tornar o processo ainda mais burocrático.
Após entender a diferença entre a cidadania espanhola e a retirada do passaporte, nós fizemos uma lista com os principais documentos que devem ser apresentados no processo de emissão do passaporte espanhol. Confira abaixo a lista dos documentos solicitados para o processo:
- RG;
- CPF;
- Carteira de Motorista;
- Passaporte Brasileiro;
- Passaporte Espanhol (caso queira renovar a documentação);
- Certidão de Nascimento, ou Certidão de Casamento;
- Comprovante de Residência;
- Fotos 5X5 com fundo branco e o rosto na foto precisa ter as medidas entre 2,5 cm e 3,5 cm.
É preciso avaliar bastante qual o seu objetivo ao viajar para o país que não é o seu de origem. No caso de você estar retirando o passaporte para depois dar entrada ao processo de cidadania é importante estar atento aos prazos, já que o processo que envolve a obtenção da cidadania pode ser demorado.
Uma das opções mais fornecidas é a contratação de uma empresa que presta assessoria e consultoria para pessoas que viajam para outros países. Essas empresas são responsáveis por estabelecer o contato com os órgãos, identificar quais são os documentos necessários (e se os mesmos estão corretos) e fornecer as informações necessárias para o cliente dar entrada no processo de maneira correta.